Foto: Marciel Bezerra/Funceme
Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que cerca de 60% dos municípios cearenses ainda não atingiu a média de chuvas esperadas para o mês de março. Em números totais, significa que dos 184 municípios cearenses, 111 ainda está abaixo daquilo que normalmente se verifica neste mês. Dentre as regiões com precipitações aquém do esperado está o Cariri.
Pontua-se que restante menos de uma semana para a finalização do mês, a projeção é que menos da metade das cidades alcancem as médias normais para o período. Nessa linha, pontua-se que a observação das chuvas é notada segundo uma divisão do estado em oito macrorregiões, destas, apenas três já estão com resultado satisfatório: Litoral Fortaleza, Litoral de Pecém e Litoral Norte.
Pontua-se que a cidade de Varjota, localizada na região da Ibiapaba, foi a localidade com maior desvio percentual negativo de chuvas. Historicamente a cidade costuma registrar 207,4 milímetros (mm) em março, contudo, neste ano anotou até o momento apenas 90,4 mm.
Em contrapartida, em Barroquinha, no Litoral Norte do estado, já precipitou quase o dobro do volume esperado para o período. A Funceme aponta que o logradouro já observou 583,1 mm, quando o normal é 285,5 mm.
Lembra-se que a quadra chuvosa ainda segue vigente até o mês de maio, e trata-se do período com maior volume de chuvas no estado.