Foto: Gov. do Ceará
Dados divulgados pelo Governo do Ceará apontam que apenas no segundo semestre de 2023 cerca de 650 quilômetros das rodovias administradas pelo estado passaram por algum processo de recuperação. Detalha-se que 330 km foram integralmente recuperados, e outros 320 km estão com processo em andamento.
Observa-se que as ações estão sendo executadas através do Programa de Recuperação Funcional, que também tem sido responsável pela implantação, pavimentação e duplicação de diversas vias. No que tange às ações anteriormente destacadas, pontua-se que entre as atividades de melhoria estão a reciclagem da base com adição de brita, Tratamento Superficial Duplo (TSD) e microrrevestimento.
Em levantamento feito pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), 95,24% da malha viária do Ceará apresenta nível de qualidade em estágio ‘bom’ ou ‘regular’. 4,76% da malha está com conceito ‘péssimo’. De acordo com Quintino Vieira, superintendente da SOP, esse percentual de péssimo é o menor nível dos últimos 20 anos.
Em nota encaminhada ao Jornal O Povo, a SOP explicou como se dá a definição dos pontos que serão requalificados. “A escolha dos itinerários que entram no programa é feita a partir de estudo técnico, que identifica as rodovias que estão danificadas e quais os serviços adequados para cada uma delas”, ponderou a instituição.