Foto: Luís Fortes/ MEC
Um acordo de cooperação interministerial para os estudos de implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará foi firmado nessa sexta-feira (4), em Brasília. O documento foi assinado pelos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio Monteiro.
Com a assinatura do acordo, será iniciada a execução do plano de ações que viabiliza a instalação de um braço do ITA em território cearense. Ficou estabelecido um prazo de 90 dias para os estudos iniciais. A antiga Base Aérea de Fortaleza – onde a sede será instalada – passará por uma avaliação da estrutura física.
De acordo com Camilo, após a conclusão do estudo técnico, o trabalho será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará o anúncio oficial da iniciativa. Na segunda (31), ele disse que a expectativa é que o presidente anuncie a extensão do ITA para o Ceará até o fim deste ano.
“É uma ideia que nós estamos discutindo, que queremos torná-la realidade. É uma decisão do presidente Lula e a escolha do Ceará pelos resultados alcançados ao longo da trajetória, desde a criação do ITA, pelo desempenho dos alunos”, justificou.