Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Águas da Transposição do Rio São Francisco serão liberadas ao Ceará nesta sexta, 16
As águas sairão de Jati, na Região do Cariri, até o Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe.
Cícero Dantas
Foto: Casa Civil/Divulgação

O Ceará volta a receber água do Rio São Francisco nesta sexta-feira (16). A decisão partiu do governador do estado, Elmano de Freitas (PT), após solicitação ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, após a previsão de pouca chuva para este ano. 

A medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água“, justificou o governador.

A água sairá do município de Jati, no Cariri cearense, e seguirá em direção ao açude do Castanhão, maior reservatório do Ceará, localizado no Vale do Jaguaribe. Ainda de acordo com o governador, o objetivo é realizar uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.

O Ceará vai receber as águas numa vazão de 6,5 metros cúbicos por segundo, o que garante o aumento na segurança hídrica do estado, visto que será uma fonte disponível para eventuais crises, além de ajudar nos uso de recurso hídrico para múltiplos usos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade