Foto: Thiago Gadelha
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução média de 2,81% nas contas de energia elétrica do Ceará. A redução foi aprovado nesta terça-feira (16) e vai atender cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios cearenses. A redução valerá a partir do dia 22 de abril.
A diminuição do valor da tarifa afeta tanto clientes residenciais quanto os clientes de média e alta tensão. Para consumidores de alta tensão (consumo empresarial), haverá uma queda de 2,10%. Já para os de baixa tensão (consumo residencial), o abatimento será de 3,03%.
A Aneel utiliza uma série de índices para calcular quanto a energia deve custar, como os encargos setoriais, custos de transmissão de energia, custos de compra de energia, custos na distribuição, entre outros. É a primeira vez desde 2022 que é anunciada uma redução na tarifa de energia do Ceará.
De acordo com a Enel Ceará, a redução na conta de energia no Ceará será possível, principalmente, pela queda nos custos com a compra de energia e pela variação negativa de 4,63% no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que é uma espécie de “índice oficial de inflação” voltado para o mercado.
A Enel esclareceu, ainda, que parte dos custos das contas de energia não é gerenciada pela empresa, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia. “As tarifas são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais“, detalhou.