Foto: Divulgação
O Ceará apresentou o maior avanço econômico do Nordeste no primeiro trimestre de 2024. É o que revela o índice de atividade IBCR-NE, medido pelo Banco Central do Brasil (Bacen). De acordo com a pesquisa, a alta foi de 4,4%, crescimento maior que o registrado no Nordeste (3,2%) e do que o Brasil (1%).
O crescimento da economia cearense decorre principalmente pelos avanços do volume de vendas do comércio varejista (9,1%). A Bahia apresentou elevação de 3,1% no índice de atividade estadual, enquanto Pernambuco apresentou crescimento de 2,5%.
Além disso, a região Nordeste foi a que mais cresceu no nível de atividade econômica no Brasil, feito que não ocorre desde março de 2015. Em seguida, aparecem as regiões Norte e Sudeste (ambas com índice de 3,1%) e Sul, com elevação de 1,4%. O Centro-Oeste não apresentou aumento da atividade econômica no período.
Nas redes sociais, o Governador Elmano de Freitas comemorou o resultado. “Esse resultado positivo é fruto da política de incentivos fiscais adotada em nosso estado, que visa atrair mais empresas e estimular a expansão das já existentes. Em parceria com o Banco do Nordeste, temos também trabalhado para ampliar o acesso dos cearenses às linhas de crédito para promover o desenvolvimento das empresas. A liderança do Ceará nesse crescimento econômico regional representa mais emprego e renda para nossa população. É mais oportunidades de trabalho para os cearenses“, comentou.