Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Casos de dengue são reduzidos em cerca de 63% no Ceará em 2023
O número de casos confirmados foram 14.151, enquanto no anterior chegou a 38.487. 
Maurício Júnior
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os casos de dengue no Ceará em 2023 tiveram uma redução de 63,2% em relação a 2022. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o número de casos confirmados foram 14.151, enquanto no anterior chegou a 38.487.

O Estado segue a linha de outros estados do Nordeste, que também registraram diminuição no números de casos. Vale destacar que o Ministério da Saúde não incluiu nenhum município cearense na primeira remessa da vacina contra a dengue que será distribuída no país a partir de fevereiro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de priorizar os estados brasileiros com maior incidência de casos.

O estado do Ceará, analisando nos últimos anos, não tem ocorrência elevada de casos como nós temos hoje em dia na região do Sul e Sudeste”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Ana Cabral. A priorização de dá em função da capacidade limitada de produção de doses da vacina por parte da farmacêutica responsável.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Moraes explica que a redução registrada em 2023 não pode ser definida por um único fator, pois é influenciada por aspectos como calor, chuva e umidade, bem como a exposição duradoura da população aos sorotipos 1 e 2 da dengue, adquirindo imunidade.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade