foto: Aurelio Alves/ O POVO
Informações disponíveis no Portal Hidrológico do Ceará mostram que o estado ainda conta com 18 reservatórios transbordando. Isso acontece mais de um mês após o fim da quadra chuvosa de 2024, quando os maiores volumes de chuvas são anotados no estado. A quadra chuvosa se estabelece entre os meses de fevereiro e maio.
Entre os açudes que ainda estão sangrando é possível destacar o Germinal, em Pacoti, e o Pesqueiro, localizado na cidade de Capistrano. Pontua-se que de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), outros 57 reservatórios estão com volume igual ou acima de 90%.
Indica-se que a quadra chuvosa de 2024 surpreendeu as previsões iniciais, que apontavam elevada possibilidade de que as precipitações ficassem abaixo da média histórica. Todavia, o resultado foi o oposto, e o acumulado dos meses foi acima da média. Desta forma, aponta-se que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) pontuou que este o resultado foi o melhor dos últimos dez anos.
O Ceará conta com 157 reservatórios monitorados, eles são responsáveis pela maior parte do abastecimento do estado. Hoje, o Ceará verifica 55,8% da sua capacidade de acúmulo preenchida, resultado considerado satisfatório em face do que fora registrado em outros anos.