Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará ficou com menos de 1% do território com seca relativa em junho
O percentual de 0,7% de seca fraca cobre apenas uma pequena faixa no extremo sul do estado, precisamente no município de Salitre, no Cariri.
Rogério Brito
campos sales salitre
Foto: Nívea Uchoa/ Gov. do Ceará

Em junho, o Ceará apresentou o cenário mais positivo desde o mesmo período do ano passado no monitoramento das áreas de seca no estado. O mapa mais recente do Monitor de Secas indica 99,3% do território cearense sem seca relativa.

O percentual de 0,7% de seca fraca cobre apenas uma pequena faixa no extremo sul do estado, precisamente no município de Salitre, no Cariri. Em junho de 2023, o Ceará chegou a ter 100% de sua área sem seca relativa.

A melhora nos indicadores em relação a maio último, cuja variação absoluta foi de cerca de 10%, se deu, principalmente, pelas chuvas observadas no 1º semestre, especialmente durante a quadra chuvosa, quando o Ceará ficou com 25% de precipitações acima da média climatológica.

“Apesar dos resultados positivos, é importante ter atenção ao uso consciente dos recursos hídricos. Hoje, o Ceará tem 22 açudes com volume inferior a 30%. Além disso, o segundo semestre no estado é, climatologicamente, mais seco”, alerta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade