Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará: incêndios em vegetações no têm aumento de quase 47% em 2023
Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Redação
Foto: Ascom CBMCE

Os casos de incêndios em vegetações nos primeiros dez meses de 2023 tiveram um aumento de 46,82% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo ampliado de 3.816 para 5.603 incêndios. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Apenas no último mês de setembro, o CBMCE apagou 1.757 incêndios em vegetações, número que marca o maior de atendimentos desse tipo de incêndio no últimos cinco anos. O aumento é significativo visto que o balanço total de 2022 foi menor do que os anos de 2021 (6.751), 2020 (7.125), 2019 (6.097).

Vale ressaltar que o incêndio de vegetação é considerado crime ambiental pela legislação brasileira, que prevê detenção de dois a quatro anos e multas para incêndios em áreas rurais  e reclusão de dois a seis anos, bem como multa para áreas urbanas.

O Corpo de Bombeiros recomenda que a população não queime lixo ou resíduos a céu aberto para prevenir incêndios. Além disso, deve-se manter a vegetação próxima às residências limpa e organizada.

Qualquer foco de incêndio em vegetação deve ser imediatamente relatado ao CBMCE pelo número de emergência 193. Também é possível realizar denúncia sobre qualquer informação que possa levar à prisão das pessoas responsáveis por atear fogo na vegetação por meio do Disque Denúncia, no número 181.

 

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade