Foto: Jucemar Silva
Os últimos dias têm sido marcados por uma sucessão de fortes chuvas em todo o Ceará. Na última madrugada a cidade de Ararendá anotou 132 milímetros (mm) e foi a maior precipitação do estado. No Cariri o município de Milagres registrou 116.3 mm. Nessa linha, pontua-se que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o estado manterá condições favoráveis para chuva ao menos até a próxima quarta-feira (21).
Segundo o órgão, o céu deverá seguir variando entre parcialmente nublado e nublado. na previsão divulgada nesta segunda-feira (19), a entidade aponta, ainda, que todas as macrorregiões do Ceará seguirão propensas à chuvas. Aponta-se que a Funceme destaca o Cariri entre as localidade com maior potencial de grandes precipitações.
Explica-se que as chuvas atuais são geradas por meio de áreas de instabilidade em face da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), principal indutor de chuvas no território cearense. Lembra-se que o Ceará encontra-se na quadra chuvosa, período que compreende os meses entre fevereiro e maio, e quando são notadas os maiores acumulados de chuvas do estado.