Foto: Reprodução
Pelo quarto mês consecutivo, o Ceará registrou um saldo positivo na geração de postos de trabalho formal. O estado foi responsável por 5.678 novos empregos, sendo o segundo maior resultado do Nordeste, atrás somente da Bahia (10.649). No acumulado de 2024, são 16.780 novos empregos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na última quarta-feira (29).
Os bons números foram gerados, principalmente, pelo setor de serviços (2.940). Os setores da indústria (1.084), construção civil (953) e comércio (775) também registraram saldos positivos. Vale ressaltar que o saldo positivo é proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (50.529), que superou o de demissões (44.851) em abril.
“No Ceará, o setor de serviços é um importante empregador, tendo registrado saldos positivos em todos os meses de 2024. Importante destacar ainda que os próximos meses tendem a manter essa trajetória de ampliação, uma vez que o ritmo de crescimento econômico é ainda mais satisfatório no segundo semestre do ano, o que proporciona a maior geração de postos de trabalho”, analisa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.