Foto: Governo do Ceará
O Núcleo de Perícia da Mulher, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi implantado na Casa da Mulher Brasileira, nesta segunda-feira (27), em Fortaleza. A inciativa pretende ampliar as políticas de segurança, acolhimento e justiça às mulheres vítimas de violência.
O espaço vai funcionar todos os dias da semana e dispõe de uma equipe que integra sete médicos peritos legistas, que realizarão exames de copo de delito em lesão corporal e constatação de crimes sexuais.
De acordo com O POVO, o Ceará é o primeiro do Norte e Nordeste a inserir o núcleo da Pefoce na Casa da Mulher Brasileira, bem como é o segundo do país a implementar o serviço.
A Casa da Mulher Brasileiro integra a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), juizado, atendimento biopsicosocial, Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública, entre outros recursos de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
A vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, disse que pretende implementar a Delegacia da Mulher virtualmente para todos os municípios do Estado, e que essa é uma demanda prevista para 2024. Ela também quer tornar possibilidade o núcleo da Pefoce para as Casas da Mulher Cearense, nas regiões de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
O perito legal da Pefoce, Júlio Torres, explicou que o novo Núcleo vai colaborar com a elucidação de crimes, por meio do trabalho pericial. “Aqui no Nordeste, este é o primeiro equipamento inaugurado dentro de uma Casa da Mulher Brasileira e o segundo do país a integrar os serviços da Perícia Forense em suas instalações. Isso permite mais agilidade e eficiência nos procedimentos de laudos e perícias“, relatou.