Foto: Tiago Stille /Casa Civil
O Ceará recebeu um novo complexo de energia solar com capacidade de abastecer 350 mil residências. O Complexo Solar Panati, empreendimento da Spic Brasil em parceria com a Recurrent Energy, possui 576 hectares e conta com 446 mil módulos solares. Com investimento de R$ 1 bilhão, o complexo está localizado no município de Jaguaretama.
Ao todo, a obra, iniciada em julho de 2023, possibilitou a geração de 1.500 empregos diretos e 500 indiretos. De acordo com o Governo do Estado, o local foi escolhido por ser rico em recursos naturais, sobretudo o sol, além do município pertencer a um estado ligado à causa da energia renovável.
O Complexo Solar Panati faz parte do maior investimento da Spic China, referência mundial em energia renovável, para o exterior. A estrutura ainda conta com 4.345 trackers e 1.102 inversores, possuindo uma capacidade instalada total de 292 MWp.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a importância de cada vez mais empreendimentos voltados para as energias renováveis. “O setor que dá ao Ceará a maior oportunidade de alterar o PIB, ter uma maior participação na economia do país, é o tema da energia renovável, da energia éolica, solar, aliada, claro, ao hidrogênio verde, que é muito importante para que venham cada vez mais estímulos ao Ceará. Hoje, com esse projeto, estamos vivendo um marco para o Ceará. Com o nosso sol tão forte, característico, agora estamos produzindo energia, riqueza e empregos”, disse.