Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará registra aumento no volume de açudes; dois atingem mais de 90% da capacidade de armazenamento
Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
Maurício Júnior
Foto: Honório Barbosa

Em virtude das chuvas ocorridas no Ceará nos últimos dias, o açude “Caldeirões”, em Saboeiro, região do Sertão Central e Inhamuns, atingiu 97,95% de sua capacidade de abastecimento. Além deste, o “Curral Velho”, no município de Morada Nova, chegou a 97,5%. De acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), o volume de água nos reservatórios do Estado teve um aumento percentual a partir do dia 10 de fevereiro até este sábado (24), passando de 36,7% para 37,8%.

A capacidade de armazenamento de água do Caldeirões é de 1.243 hm³, enquanto do Curral Velho é de 12.17 hm³. Vale destacar que, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará registra chuvas há sete dias seguidos em todas as regiões, desde o dia 18 deste mês. Todas as regiões cearenses já atingiram a média de chuvas para o período antes de fevereiro acabar.

O Estado também registrou o açude Germinal como o primeiro açude a sangrar neste ano, no último dia 16 de fevereiro. Ele fica localizado no município de Pacoti e possui capacidade para armazenar 2.107 hm³.

No entanto, 47 açudes ainda estão com volume abaixo de 30%. Dentre eles, 13 registram 5% abaixo da capacidade de armazenamento, sendo considerados volume morto. São eles: Amarelas, Barra Velha, Cedro, Cupim, Favelas, Monsenhor Tabosa, Madeiro, Pompeu Sobrinho, Potiretama, Salão, Sousa e Trici.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade