Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará registrou 11 colapsos de barragens em 2023
Os rompimentos ocorreram com mais intensidade nos meses de março e abril de 2023
Cícero Dantas
Foto: Divulgação/SRH

O Ceará registrou 11 colapsos de barragens durante o ano de 2023, de acordo com relatório divulgado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). Os acidentes ocorreram em nove municípios. 

De acordo com o Relatório Estadual de Segurança de Barragens (RESB), cerca de 400 barragens  fazem parte do banco de cadastro da SRH. Entre elas, nove registraram algum tipo de acidente: Baturité, Crato, Farias Brito, Maranguape, Milhã, Piquet Carneiro, Sobral, Tauá e Tairi. 

Conforme o RESB, os casos de colapso das barragens ocorreram devido à concentração das chuvas durante os meses de fevereiro a maio, período onde registra-se a quadra chuvosa em determinadas áreas do Estado. 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi observado um acúmulo de mais de 640 mm durante a quadra chuvosa de 2023, valor estimado dentro da média de precipitações no território cearense. Período onde foi registrado os rompimentos das barragens.

O Relatório

O relatório, conforme a pasta, foi elaborado para “prestar transparência” acerca do panorama da fiscalização da segurança de barragens desenvolvida pela Secretaria. De acordo com a SRH, a pasta continua aprimorando o cadastro e a fiscalização das barragens que se encontram sob a jurisdição do órgão.

A Secretaria destacou que foi registrado aumento no número de fiscalizações realizadas. Ao finalizar o relatório, o texto afirma que o Estado do Ceará, “dentro das suas limitações”, procura avançar na implementação da Política Nacional, “de forma a ampliar o quantitativo de cadastros e fiscalização das barragens”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade