Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará tem 36 açudes sangrando e quinze com volume acima de 90%
Outros 15 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.
Cícero Dantas
Foto: Ascom Cogerh

O mês de abril começou de forma positiva para os reservatórios cearenses após as chuvas registradas no último final de semana. Subiu para 36 a quantidade de açudes monitorados sangrando no estado. Os dados são desta segunda-feira (1). Outros 15 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Os açudes Ema, em Iracema, o São José I, em Boa Viagem, o Fogareiro, em Quixeramobim e o Catucinzenta, em Aquiraz, foram alguns dos últimos a atingir a capacidade máxima. 

O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 46% da capacidade. As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú são as mais confortáveis em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

De acordo com o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte de água aos açudes cearense se dá, principalmente, no trimestre março, abril e maio, sendo o mês de abril o que historicamente registra maior volume aportado.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, explica que o momento tem sido positivo, mas pondera que é preciso aguardar o final da quadra chuvosa para fazer uma avaliação mais completa.

Embora tenhamos alguns números a comemorar, é preciso ter cautela, pois estamos saindo de um período de El Niño. Então vamos aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma reavaliação. Até lá, nunca é demais lembrar do uso cauteloso e prudente da nossa água, visto que vivemos numa região semiárida e não temos certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, finalizou Tércio.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade