Açude Itaúna na cidade de Granja, na Região Norte do Estado (Foto: Carlos Ximenes/Arquivo Pessoal)
O estado do Ceará começa esta sábado (4) com um total de 69 açudes transbordando, é o que aponta a Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do (Cogerh). O órgão monitora em tempo real a situação de 157 reservatórios em todo o estado. Indica-se que este número significa uma pequena redução na quantidade verificada alguns dias atrás, quando o estado atingiu o número de 72 açudes sangrando.
Observa-se que somente no mês de abril o estado indicou que 35 reservatórios passaram a verter, além da continuidade de dezenas que já vinham vertendo desde o meses anteriores. Pondera-se que em abril o Ceará também viu a sua capacidade hídrica armazenada chegar em 56%. Hoje ela já ultrapassa sutilmente esse percentual e está em 56,5%.
A Cogerh também detalha que existem outros 12 açudes com nível acima de 90%, portanto, podem sangrar ao longo do mês de maio, período que encerra a quadra chuvosa cearense. Detalha-se que este período, compreendido entre fevereiro e maio, é historicamente espaço-tempo que anota a maior quantidade de chuvas em todo o estado. Nessa linha, frisa-se que o resultado em 2024 é considerado um dos melhores do últimos dez anos.