Foto: Governo do Estado do Ceará
Estudo realizado pelo Banco Central (Bancen) mostrou que o Ceará foi o estado do Nordeste com melhor resultado de ampliação da atividade econômica no 1° trimestre de 2024. Dados da pesquisa mostram que os índices do estado foram ampliados em 4,4% se comprado ao mesmo período de 2023. Nessa linha, pontua-se que entre os destaques responsáveis por puxar o aquecimento da atividade econômica está o varejo.
A região Nordeste como um todo também superou expectativas. De acordo com a pesquisa do Bancen, a região viu sua atividade crescer 3,2% ao longos dos três primeiros meses de 2024. O Nordeste ficou bem acima da média nacional, já que no contexto Brasil o crescimento foi de 1%.
Outras regiões anotaram resultados também abaixo do Nordeste. Sudeste e Norte viram seus índices crescerem em 3,1%, já o Sul verificou avultamento de 1,4%. Observa-se que o Centro-Oeste não verificou ampliação da atividade econômica no período recortado.
Em entrevista dada recentemente, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, pontuou que considera que a instituição financeira teve papel central para os dados da área. Ele pontuou o recorde na contratação de crédito através do banco como um fator determinante.