Foto: Hiane Braun/ Casa CIvil CE
Somente este ano, 368 novos pleitos de empresas instaladas ou que desejam aportar recursos no Ceará foram aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec). Os protocolos de intenções e resoluções de benefícios preveem cerca de R$ 5 bilhões em investimentos privados em 2024.
O montante é quase cinco vezes mais em relação aos investimentos aprovados no ano passado (R$ 820 milhões). Há, ainda, a previsão de geração de cerca de 9 mil novos postos de trabalho nos próximos anos.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, destaca, por exemplo, os aportes previstos por empresas que chegam ao Ceará para instalar parques eólicos no interior do estado.
“O Ceará segue se posicionando como um estado abundante em oportunidades e competitivo para a manutenção e atração de novos investimentos. Isso representa a geração de emprego e renda para o nosso povo”, explica Danilo Serpa.
Entres as pautas que mais registraram solicitações estão os pleitos de máquinas e equipamentos (25%), matéria-prima (23%) e os protocolos de intenções (21%), que corresponderam a cerca de 70% das deliberações avaliadas pelo colegiado em 2023.