Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Consultas remotas com oncologistas credenciados no programa Telessaúde já estão disponíveis para pacientes de todos os 184 municípios cearenses. Os atendimentos são realizados desde o último dia 23 de agosto. O contato é realizado por meio dos postos de saúde da rede municipal ou das policlínicas regionais.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), são disponibilizadas 12 consultas ao vivo por dia, com a presença do paciente, do profissional de saúde que o acompanha e de um médico especialista. O objetivo é agilizar os atendimentos para que os pacientes possam iniciar o tratamento contra o câncer a partir do diagnóstico.
Os médicos oncologistas que integram o programa são vinculados ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC). A estimativa da Sesa é que sejam realizados 24.635 atendimentos ambulatoriais, sendo 14.208 deles referentes a consultas médicas. Além de mais de três mil exames de imagem de média complexidade e 4.400 de alta complexidade.
“A telemedicina tem todas as estratégias para a gente proporcionar um atendimento mais rápido para o paciente com um especialista, para que ele não fique com a angústia da espera e para que tenhamos uma melhor definição do diagnóstico em um tempo menor”, explica a coordenadora do programa, Melissa Medeiros.