Prefeitura de Crateús. Foto: Divulgação
A cidade de Crateús vive uma situação inusitada, pois, no momento, o município não conta com um chefe do executivo constituído. O prefeito reeleito em 2020, Marcelo Ferreira Machado (Solidariedade), foi afastado na última quinta-feira (16) por meio de ação movida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Com o afastamento de Machado por 180 dias, o vice-prefeito deveria ter assumido o cargo.
Porém, o presidente da Câmara da cidade, vereador Deusimar da Ponte, agendou a posse de José Bezerra (PSDB) apenas para a próxima quinta-feira (23). A justificativa apresentada pelo chefe do legislativo municipal foi a necessidade de cumprir prazos regimentais, contudo, o quadro deixa a cidade sem um titular formalmente constituído no executivo daquele município.
Marcelo Ferreira Machado foi afastado junto de alguns membros de seus secretariado. A solicitação do MPCE para o afastamento do político se deu no âmbito de uma investigação que apura irregularidades na contratação de serviços de publicidade, e também na locação de maquinário pesado.
Observa-se que Machado está rompido com com o vice-prefeito desde abril deste ano, quando José Bezerra se posicionou a favor de uma possível candidatura da senadora Janaína Farias (PT) em Crateús. Marcelo Machado está apoiando o pré-candidatura Michell Bezerra (PL).