Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos terão prioridade na vacina contra a dengue; 521 municípios receberão as doses
O Ceará não está incluso nos estado que receberão o imunizante.
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

Com a chegada da vacina contra a dengue no Brasil, no último sábado (20), as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão o foco inicial. Com o Ceará de fora, o plano de vacinação em 2024 abrangerá 521 municípios, em 16 Estados e no Distrito Federal. O número foi informado nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Vale destacar que o Brasil se destaca mundialmente por oferecer a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A escolha do grupo é respaldada pelo perfil epidemiológico da dengue no país. Observa-se que essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas. O imunizante ainda não foi liberado aos idosos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que as primeiras doses da Qdenga, nome dado à vacina, ocorram em fevereiro.

A nova fase na estratégia de combate à dengue no país também iniciará com os municípios de população residente igual ou superior a 100 mil habitantes que com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2, conforme estratégia do Ministério da Saúde, em conjunto com os conselhos das Secretarias de Saúde de estados e municípios.

A Qdenga foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, disponibilizada sem custo ao governo brasileiro. 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas. A expectativa é de que uma nova remessa com 568 mil doses chegue em fevereiro.

A número de pessoas vacinas deve ser baixo pois há uma limitação na produção do laboratório. Cerca de 3,2 milhões de pessoas poderão ser imunizadas em 2024, levando em consideração que o esquema vacinal necessita da aplicação de duas doses com intervalo de 90 dias entre elas.

As doses recebidas, antes de serem enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, passarão pelos processos necessários de liberação da alfândega e da Anvisa.

A lista inclui cidades nos seguintes estados: Acre; Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Paraíba, Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Roraima; Santa Catarina; São Paulo; Tocantins.

Clique aqui para conferir os municípios de cada estado.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade