Foto: Ascom CBMCE
Com a chegada da quadra chuvosa e os constantes alertas de risco alto de chuvas intensas, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), compartilhou algumas orientações importantes para que a população possa garantir a segurança durante o período chuvoso.
Mantenha-se informado
Se manter informado é o primeiro passo para garantir sua segurança. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga a previsão meteorológica para o Ceará diariamente. Por isso, fique atento às previsões do tempo e aos alertas emitidos por órgãos oficiais.
Cuidados dentro e fora de casa
Em casa, verifique se seus aparelhos elétricos estão desconectados. Além disso, guarde documentos e itens de valor em locais altos. Se for necessário sair, evite passar por áreas inundadas, pois a água pode esconder riscos não visíveis. Em caso de tempestades, o ideal é estar em um ambiente fechado, longe de árvores e postes que possam representar riscos.
Descarte o lixo em locais apropriados
Evite o contato direto com águas de enchentes, pois podem conter contaminantes e trazer riscos a sua saúde e de seus familiares. Mantenha os sacos de lixo em locais apropriados e evite o descarte direto em vias públicas, o acúmulo de lixo pode obstruir bueiros, aumentando os riscos de enchentes e contaminação.
Apoio ao próximo
Durante as chuvas, esteja pronto para auxiliar vizinhos, em especial aqueles que necessitem de mais ajuda, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Em situações que requerem uma assistência imediata do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), a população pode acionar o número 193, que está disponível 24 horas por dia.