Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Disque 100: 2023 registra aumento de cerca de 50% para violência nas escolas
Esses dados refletem um panorama anual do mesmo período, de janeiro a setembro.
Raiana Lucas
Foto: José Eduardo Bernardes

Após encerrar a campanha digital em homenagem ao Dia Mundial do Professor, celebrado em 15 de outubro, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou dados sobre a incidência de violência nas instituições de ensino no Brasil, durante o período de janeiro a setembro de 2023. Nesse intervalo, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos registrou 9.530 denúncias através do Disque 100, demonstrando um aumento de aproximadamente 50% em comparação com o mesmo período anterior, em que ocorreram mais de 6,3 mil denúncias.

Considerando que cada denúncia pode conter uma ou mais violações de direitos, os dados de 2023 mostram que mais de 50 mil violações foram relatadas e encaminhadas aos órgãos competentes. Conforme o Painel de Dados do Disque 100, as denúncias abrangem diversos ambientes escolares, como creches, berçários e instituições de ensino. As regiões com maior número de registros são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ao analisar as violações registradas, percebe-se um aumento significativo de 143,5% entre 2022 e 2023, passando de 20.605 no ano anterior para 50.186 neste ano. Esses dados refletem um panorama anual do mesmo período, de janeiro a setembro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade