Foto: Fernanda Barros
O Ceará no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), teve 25,1% de ausentes. Foram 241.979 inscritos que não compareceram. Essa taxa é menor que a média nacional de 28,1% de faltosos. O estado ficou atrás apenas de Sergipe (24,6%) e Rio Grande do Norte (24,9%), tendo assim o menor número de ausentes no primeiro domingo de prova entre os estados nordestinos.
Um balanço preliminar foi divulgado em uma coletiva, após o término do primeiro dia de provas, por volta das 20h. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Nordeste, pela primeira vez, teve mais inscritos. Ele também ressaltou as novidades desta edição, que incluem um cartão-resposta ampliado e a prova colorida.
Durante a coletiva, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, considerou o número de ocorrências relatadas pequeno.
Conforme o balanço, 4.293 participantes foram eliminados por motivos como porte de equipamento eletrônico, saída antes do horário permitido (15h30), uso de impressos e não seguimento das orientações dos fiscais.
Além disso, 905 participantes enfrentaram problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e falta de abastecimento de água.