Foto: Thiago Gaspa
Escolas indígenas de 14 etnias, que atuam na Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, receberam 1.400 conjuntos de mobília por meio do Governo do Ceará. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (22), na Escola Indígena Chuí, no povo Pitaguary, localizada na Aldeia Olho D´Água, em Maracanaú.
As escolas também foram contempladas com novo equipamentos. De acordo com o Governo, a rede de ensino estadual atende 8.383 estudantes, distribuídos em 41 unidades escolares indígenas, em 16 municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, São Benedito, Tamboril e Quiterianópolis.
“Hoje é um momento histórico. Estamos entregando equipamentos que são importantes para o dia a dia daqueles que fazem a educação, também uma reinvenção que já vinha sendo feita. É por meio da educação, do cuidado e do zelo que vamos ter uma sociedade cada vez melhor”, destacou a secretária da educação, Eliana Estrela.
Ainda durante a cerimônia, Elmano de Freitas autorizou a reforma da quadra poliesportiva da Escola Chuí, que atende 422 estudantes. Além disso, o chefe do Executivo estadual sancionou uma lei que autoriza a desapropriação de uma área de 13.000 m² para a construção da Escola Indígena Anama Tapeba, no município de Caucaia.
“Hoje é um dia simbólico, mas também muito importante. Esta é a terceira aldeia visitada pelo nosso governador desde quando ele assumiu sua gestão. Nosso intuito é que o Governo do Estado leve políticas públicas para todas as etnias. Sancionar a lei para a construção desta escola é reafirmar o compromisso com toda essa população” disse a secretária os Povos Indígenas, Juliana Alves.