Stênio Gardel é natural de Limoeiro do Norte. Foto: Reprodução
Natural de Limoeiro do Norte, o escritor Stênio Gardel, apareceu entre os três autores de língua portuguesa pré-indicados ao Prêmio Literário Internacional de Dublin. A premiação é uma das principais honrarias do ambiente literário. Além de Stênio, também aparecem os autores Itamar Vieira Júnior e Mia Couto. Indica-se que o prêmio existe desde 1996 e é anualmente entregue a um romance escrito ou traduzido para o inglês.
Explica-se que Gardel foi indicado por ‘A Palavra que Resta’, obra traduzida para a língua inglesa por Bruna Dantas Lobato. Lembra-se que no final do ano passado a dupla já ganhou o National Book Awards, prêmio importante do mercado literário dos Estados Unidos.
Detalha-se que os indicados ao prêmio irlandesa são apontados por bibliotecas de todo o mundo. O romance de Gardel foi escolhido pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, de Brasília. Na justificativa para a seleção, a biblioteca brasiliense define o romance como uma “terna história de amor”. Pontua, ainda, que “o autor consegue brincar com a linguagem oral e escrita, causando uma série de sensações ao longo do livro”.
‘A Palavra que Resta’ é o romance de estreia de Gardel. Ao longo das páginas o livro se propõe a contar a história de Raimundo, um homem de 71 anos analfabeto e que guardou por décadas a carta de amor secreto vivido durante sua juventude.
Salienta-se que os indicados finais serão divulgados em 26 de março, já o vencedor será divulgado em 23 de maio, em Dublin.
Outros indicados em língua portuguesa
O também brasileiro, Itamar Vieira Júnior, foi indicado por sua obra ‘Torto Arado’. Por sua vez, o moçambicano Mia Couto foi lembrado pelo livro ‘Bebedor de Horizontes’.