Foto: Enel Green Power/Reprodução
A causa do apagão nacional ocorrido no último dia 15 de agosto foi uma falha no funcionamento de equipamentos de usinas eólicas e solares, na região da linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, no Ceará, de acordo com relatório apresentado nesta terça-feira (26) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O caso deixou cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país sem energia.
Conforme apontamento do órgão, os equipamentos de controle de vários parques eólicos e fotovoltaicos tiveram um desempenho abaixo do ideal. Na ocasião, a linha de transmissão desligou como forma de proteção por sobrecarga.
Um trecho do relatório do ONS, chamado Relatório de Análise de Perturbação (RAP), diz: “A análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos”.
Com a divulgação do RAP, agentes do sistema elétricos devem se manifestar. O relatório final está previsto para ser finalizado até o dia 17 de outubro.