Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Funceme adquire “supercomputador” para aperfeiçoar previsão climática
O supercomputador oferece potência muito maior que os computadores e servidores tradicionais, com um sistema de conexão com alta velocidade.
Rogério Brito
Foto: Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) adquiriu um novo cluster de computadores para processamento de dados. A grosso modo, diz a fundação, trata-se de um “supercomputador”, o qual oferece potência muito maior que os computadores e servidores tradicionais, com um sistema de conexão com alta velocidade.

A Funceme não divulgou o custo do equipamento. O investimento, segundo a fundação, vem de acordo com as necessidades dos dias atuais, devido à necessidade de prever eventos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, entre outros, com maior frequência.

Segundo a Funceme, o cluster já foi testado com alto processamento de hardware e software de paralelização, com dois modelos climáticos instalados e já em funcionamento. No momento atual, estão sendo realizadas simulações de previsões retrospectivas de longo período, a fim de calibrar a destreza dos modelos.

“Essa aquisição representa um avanço no processamento de modelos climáticos na Funceme, principalmente na previsão sazonal, que vai de 3 a 4 meses. Com esse equipamento, a instituição vai estar apta a processar mais modelos, com maior complexidade e com maior resolução espacial”, explica o pesquisador e doutor em Meteorologia, Francisco Vasconcelos Júnior.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade