Máximas podem chegar a 39°C. Foto: Marciel Bezerra/Funceme
Se aproximando do encerramento da quadra chuvosa 2024, o Ceará observa o volume de precipitações diminuir gradativamente. Para os próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a projeção é de tempo estável e com chuvas isoladas e abrangendo especialmente a faixa litorânea do estado.
Segundo o órgão, esse situação deverá seguir no mínimo até o próximo sábado (25). No que tange em especial ao Cariri, a projeção é de tempo firme, com raras pancadas de chuva, todas passageiras. O céu deve variar entre nublado e com poucas nuvens. Detalha-se que as temperaturas também irão começar a subir.
A quadra chuvosa se encerra no final de maio. Destaca-se que o período entre fevereiro e maio concentra o maior contingente de chuvas do Ceará em todos os anos, sendo responsável por ao menos 70% das precipitações que se abatem sobre o estado ao longo do ano.
Cabe ponderar que o nível dos reservatórios cearenses em 2014 alcançou o melhor resultado dos últimos doze anos. Dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) apontam que 56,9% da capacidade do Ceará está preenchida.