Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Garantia Safra irá beneficiar mais de 78 mil agricultores cearenses
O programa presta suporte aos agricultores que tiveram perdas em suas produções no período 2022/2023
Cícero Dantas
Foto: Ascom Casa Civil CE

O Governo Federal anunciou, na sexta-feira (15), o pagamento do programa Garantia-Safra a quase 80 mil beneficiários cearenses no mês de março, com o intuito de prestar suporte aos agricultores que tiveram perdas em suas produções no período 2022/2023.

Ao todo, serão beneficiados 78.640 agricultores cearenses com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que tiveram perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. 

O governador Elmano de Freitas comemorou a chegada do benefício para pequenos agricultores de 77 municípios. “Mais de 78 mil produtores familiares de 77 municípios cearenses, que aderiram ao Garantia Safra 2022/2023, receberão, a partir deste mês, o benefício. A medida mostra o compromisso do Governo do Ceará, em parceria com o presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, de apoiar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais que sofreram grande perda de safra, por conta da estiagem ou das enchentes. No estado, essa é uma importante política de convivência com a seca”, comentou o governador nas redes sociais.

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de março de 2024, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A consulta do pagamento deve ser realizada, pelo agricultor familiar, dentro do prazo de 30 dias.

De acordo com o técnico da Coordenadoria do Crédito Rural (Cocred) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Sidney Ramos, o número de beneficiários no Ceará poderá aumentar nos próximos meses. “No momento, esses 77 municípios foram analisados na íntegra e já estão recebendo, a partir de hoje, o benefício. Os outros ainda estão em fase de análise dos indicadores. Inicialmente temos esse número de pessoas recebendo, mas é certeza aumentar esse número no próximo mês”, explicou.

Política pública criada em 2002, o Garantia Safra assegura benefício social de uma renda mínima, por tempo determinado, aos agricultores familiares em caso de perda da safra no contexto da seca ou excesso hídrico. A adesão é realizada anualmente em parceria com municípios, Estado e a União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade