Foto: Thiago Gaspar
O Governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira (12), um novo lote de aparelhos recuperados pelo programa Meu Celular. Desde o início do programa, 2.700 celulares foram recuperados pelas Forças de Segurança do Ceará. Os celulares foram devolvidos aos proprietários que foram vítimas de crimes de roubo e furto ou tiveram o bem extraviado de outra forma. Aproximadamente 500 celulares estão na remessa que começa a ser entregue a partir desta segunda.
Na cerimônia, realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, Elmano agradeceu o trabalho das forças de segurança e se desculpou com as vítimas. “Agradecimentos às Forças de Segurança do Estado, ao Poder Judiciário, que nos permitem entregar o celular ao verdadeiro dono ou dona. É impagável ver a alegria das pessoas recebendo seu celular de volta. São trabalhadores e trabalhadoras que muitas vezes ainda estão pagando seu celular, que tiveram celular levado, e vão poder receber de volta”, afirmou.
“Isso está acontecendo agora porque, em algum momento, nós falhamos. Deixo aqui minha solidariedade a vocês, que passaram por isso. É um momento importante pra gente. Peço que vocês espalhem isso porque, na medida que as pessoas perceberem que, ao se depararem com um celular barato, elas serão notificadas, elas não comprarão e o ladrão não vai poder vender [o aparelho]”, acrescentou Elmano de Freitas.
O Meu Celular, programa desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é uma ferramenta foi lançada no começo de abril, com objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos.
A Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, a partir das investigações realizadas pelo setor de Inteligência que atuou, cruzando informações fornecidas pelas as operadoras telefônicas e os Boletins de Ocorrência (BOs).
Cadastro no Meu Celular
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil no site meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
De acordo com a SSPDS, o alerta fica pré-ativado por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Ceará para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).