Arneiroz é uma das cidades em situação de emergência. Foto: Aprece
Na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17) o Governo Federal reconheceu situação de emergência em quatro cidades cearenses. A decretação leva em consideração a seca ou a estiagem que se abatem sobre esses municípios em específico. A situação foi verificada nas cidades de Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianopólis por causa da seca, já em Piquet Carneiro o quadro foi decretada por causa da longa estiagem.
Salienta-se que é importante pontuar que há diferenças entre estiagem e seca, a principal delas diz respeito ao tempo de duração e a quantidade de chuvas que se abateu sobre o território no período anterior. Pontua-se, ainda, que a seca considera o contexto geral, já a estiagem também visualiza períodos que normalmente são já são de pouca ou nenhuma chuva.
A estado de emergência é importante para os municípios em contextos de dificuldade, especialmente pela facilitação no acesso à recursos federais relevantes a mitigação dos impactos negativos da crise hídrica. Neste locais, recursos devem ser aplicados para garantia do acesso à água para a população que neles reside.
Observa-se que além do Ceará, cidades de outros cinco estados nordestinos tiveram situação de emergência reconhecida. São municípios de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.