Ferramenta começa a ser usada no Hospital de Campanha do PV, mas IJF também deverá recebê-la Foto: FABIANE DE PAULA
Começou a funcionar nesta quinta-feira (11) a nova ferramenta da Prefeitura de Fortaleza para familiares de internados com Covid-19 no Hospital de Campanha Presidente Vargas. A plataforma virtual “Paciente PV Acompanhante” vai atualizar uma vez a cada 24 horas o quadro clínico do infectado pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Para ter acesso ao boletim de saúde, o familiar precisa digitar o CPF do paciente, responder até quatro perguntas de segurança, como data de nascimento e nome da mãe, e em seguida, aceitar as condições de uso. A partir do preenchimento correto das informações, o parecer médico é liberado.
“O boletim aparece as condições gerais em que ele está e as condições de assistência ventilatória, porque a gente sabe que realmente a Covid-19 é uma doença que causa insuficiência respiratória. Também vai dizer se ele está se alimentando ou não, se ele teve intercorrências nas últimas 24 horas”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel.
Canal
Conforme a secretária, a ferramenta não substituirá as videochamadas diárias feitas pela equipe médica com o familiar do paciente. Ela reforça que “vem para dar mais informações, é um canal a mais”, uma vez que os hospitais que prestam assistência a pessoas diagnosticadas com a doença pandêmica não podem receber visitas em virtude do alto poder de transmissão do vírus.
“O objetivo é facilitar a comunicação entre os familiares e as equipes de saúde pra gente minimizar essa angústia que deve ser muito grande você ter um familiar internado por Covid-19. A gente quer dar mais tranquilidade às famílias”, destaca Joana Maciel.
Além do Hospital do PV, o setor de tecnologia da informação do Instituto Doutor José Frota (IJF) já está viabilizando o uso da plataforma na unidade, mas a data de início ainda está sendo analisada.
Diário do Nordeste