Foto: Guto Vital/Agência Miséria
Com chuvas recorrentes nesta segunda metade do mês de fevereiro, o Ceará segue como área de risco para chuvas intensas, é o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão atualizou os dados nesta terça-feira (20) e todo o território cearense segue como área de perigo para fortes chuvas, o que demanda maior atenção das autoridades e população. O alerta estende-se até esta quinta-feira (21).
No contexto atual, o estado conta com possibilidade de precipitações de até 100 milímetros(mm) por dia e rajadas de vento que podem alcançar até 100 quilômetros por hora. Esse grau de alerta, segundo o Inmet, desperta preocupação, pois existe o risco de alagamentos, falta de luz, descargas elétricas e quedas de galhos de árvores.
O órgão orienta que a população busque manter-se abrigada logo que as chuvas iniciarem. É essencial evitar colocar-se em baixo de árvores e se possível é recomendado desligar aparelhos eletrônicos e/ou quadro geral de energia. Frisa-se, também, que em qualquer contexto de perigo eminente a Defesa Civil municipal deve ser acionada.
No início desta semana alguns municípios cearense já chegaram a registrar chuvas que ultrapassaram os 100 mm, caso de Milagres, que observou 116 mm na madrugada da última segunda-feira (19).