Foto: Fabiane de Paula/ SVM
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta para todo território cearense. De acordo com o órgão, o Ceará está com risco para chuvas intensas. Neste nível de atenção, as precipitações podem alcançar até 100 milímetros por dia, e os ventos podem chegar a até 100 quilômetros por hora.
Frisa-se que o Inmet já havia emitido alerta durante o final de semana, naquela oportunidade o quadro de perigo para elevadas precipitações vigoraria, em princípio, até esta segunda-feira (19). No entanto, em atualização feita no início da tarde, o órgão estendeu o alerta para até amanhã (20).
É importante pontuar que nestas circunstâncias há risco eminente de alagamentos, quedas de árvores, problemas na prestação dos serviços de energia elétrica e descargas elétricas. Detalha-se que órgão recomenda que a população procure abrigar-se em locais seguros, evitando colocar-se em baixo de árvores, por exemplo. Salienta-se, ainda, que em havendo qualquer problema a Defesa Civil dos municípios deve ser acionada.
O Ceará está atualmente na quadra chuvosa, período que compreende as maiores precipitações do ano no estado. Compreendido entre os meses de fevereiro e maio, a perspectiva é que chuvas deste nível sigam atingindo o estado ao longo das próximas semanas. Para esta semana, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos ) já apontou a continuidade das condições favoráveis para novas precipitações.