Foto: Reprodução/PCCE
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpriu 35 mandados de prisão e de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e outras dez cidades cearenses contra suspeitos de furtar material da concessionária de energia Enel. Na ação, foram cumpridos mandados de prisão contra suspeitos de roubo, furto e receptação de fios e transformadores. Fuzis, armas, munições, dois caminhões e automóveis foram apreendidos.
Além de Juazeiro, a operação foi deflagrada em Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Maracanaú, Pacatuba, Canindé, Russas, Milagres, Ibiapina e Tamboril. Os indivíduos, que entre 31 e 56 anos, já respondem pelos crimes de furto e roubo. Os policiais civis, que diligenciaram em bairros da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza e vários municípios cearenses, cumpriram também 35 mandados de busca e apreensão.
Entre as apreensões, estão 576 equipamentos de uso da rede elétrica e 550 metros de cabos. De acordo com a Enel Distribuição Ceará, somente este ano, 180 km de cabos foram furtados da rede elétrica, afetando o fornecimento de energia de diversos pontos do estado. Em média, cerca de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês no primeiro semestre de 2024.
“Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023”, informa a companhia.
A distribuidora informa, ainda, que começou a substituir cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.