Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Mais de 130 mil clientes ficaram sem energia por colisões de veículos contra postes no Ceará
Na região do Cariri, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte foram os municípios mais afetados.
Cícero Dantas
Foto: Ascom Enel
A Enel Distribuição Ceará registrou 162 colisões contra postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Companhia, cerca de 132 mil clientes tiveram o serviço afetado, durante o período, devido as batidas contra os postes no estado. Em 2023, a distribuidora registrou 327 colisões, com mais de 245 mil clientes afetados.

Na região do Cariri, foram registradas 40 ocorrências e mais de 21,6 mil clientes foram afetados, neste período. Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte foram os municípios mais impactados.

O responsável de manutenção da Enel na região do Cariri, Enéas Marinho, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar nos finais de semana. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.

Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação. Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”, comentou Marinho.

De acordo com a companhia, quando situações como essas acontecem, a Enel deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede.

Segundo a Enel, a partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade