Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Mais de 67 mil cearenses com dívidas no Fies serão beneficiados com programa de renegociação
Aqueles que estiverem adimplentes e desejam  melhores condições de pagamento, também serão beneficiado.
Raiana Lucas
Foto: Analice Diniz

A partir desta terça-feira (7), os cearenses inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem procurar as agências do Banco do Brasil e da Caixa. Conforme dados do Ministério da Educação (MES), são 67.969 cearenses com saldo devedor no fundo de financiamento.

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que que não só estudantes com dívidas poderão aderir à medida. Aqueles que estiverem adimplentes e desejam  melhores condições de pagamento, também serão beneficiado. No Ceará, há 156,2 mil contratos de financiamento do Fies.

“Quem está em dívida com o Fies poderá negociar sob condições facilitadas. Os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida e a 100% dos juros e multas por atraso” disse Camilo.

O sistema para adesão ao refinanciamento estará disponível no período de 20 de novembro de 2023 a 31 de maio de 2024. Conforme estimativa do Governo Federal, 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar as dívidas. Os beneficiários do Cadastro Único, cerca de 300 mil, estão incluídos na estimativa.

São R$ 54 bilhões a serem renegociados. O anunciou do início da renegociação foi feito por Camilo, após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade