Compartilhar
Publicidade
Publicidade
MEC anuncia construção de 6 novos campus do IFCE no Ceará
Fortaleza, Mauriti, Campos Sales, Cascavel e Lavra de Mangabeira foram as cidades contempladas.
Cícero Dantas
Foto: Ricardo Stuckert

O Ceará vai receber seis novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). As cidades cearenses atendidas são: Fortaleza, com duas unidades, Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras de Mangabeira. A ação faz parte da expansão de vagas e oportunidades na Rede Federal, implantando 100 novos Institutos Federais em todos os estados do Brasil.

O anúncio foi feito pelo presidente Lula durante passagem por Fortaleza, nesta quinta-feira (20). Com a expansão do IFCE, devem ser geradas 8.400 vagas no Ceará. O investimento estimado para construção das novas unidades no estado é de R$ 150 milhões.

É com base no investimento na educação que podemos ter a certeza que o Brasil vai ser um país de primeiro mundo, desenvolvido. Quando a gente fala em investimento em educação é porque uma profissão dá ao homem e à mulher o status de cidadania que sem educação a gente não conquista”, destacou o presidente Lula durante o anúncio.

De acordo com o Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, a ação faz parte da expansão de vagas e oportunidades na Rede Federal, implantando 100 novos Institutos Federais em todos os estados do Brasil. No Brasil, há 682 unidades de Institutos Federais (IFs) e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

Nós queremos uma escola que seja acolhedora e com oportunidades. E os Institutos Federais são uma das mais exitosas políticas públicas neste país. Hoje temos 682 unidades espalhadas pelo Brasil. Tivemos critérios na escolha desses novos Institutos: vazios demográficos, proporção de matrículas de ensino técnico ofertadas em cada estado, proporção números de Institutos e população em cada estado”, explicou Camilo.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, vai investir R$3,9 bilhões na construção de 100 novos IFs em todo o Brasil. Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade