Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Meu Celular: Polícia devolve 300 celulares às vítimas de furtos e roubos no Ceará
Cerca de 500 aparelhos já foram recuperados por meio da ferramenta "Meu Celular", desenvolvida pelo Governo do Estado
Cícero Dantas
Foto: Helene Santos/Casa Civil

Em um mês e meio, as polícias Civil (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) conseguiram recuperar 500 celulares roubados e furtados no Estado. Nesta quarta-feira (22), 300 aparelhos começaram a ser devolvidos aos proprietários, vítimas dos furtos e roubos.

Uma cerimônia simbólica, realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com a presença de 113 vítimas, além do governador Elmano de Freitas (PT), foram entregues os aparelhos e mostrados os primeiros resultados da ferramenta “Meu Celular”, desenvolvida pelo Governo para que proprietários de celulares e tablets vinculem seus nomes aos bens e facilitem o trabalho das Forças de Segurança na recuperação e na devolução dos objetos.

Eu tinha muita esperança que isso acontecesse. Foi uma surpresa muito agradável ter recebido a notificação [do Meu Celular]”. Foi o que disse o psicólogo Clauberson Rios, de 46 anos, ao receber de volta o celular furtado em novembro de 2023. “Tinha só 20 dias que eu tinha comprado o celular, fiquei muito decepcionado e frustrado, porque você trabalha para ter um. Até fiz um seguro, mas não cobriu o tipo de furto que sofri. Tem que fazer o que é certo e acreditar realmente na efetividade da ação da Polícia Civil”, pontuou Clauberson.

De acordo com as autoridades de segurança, dos 500 celulares recuperados até o momento, a Polícia conseguiu contatar apenas 300 proprietários, mas esse número deve crescer nos próximos dias. Na oportunidade, Elmano de Freitas parabenizou o trabalho das Forças de Segurança. “Essa ação é do Governo do Ceará, por meio dos servidores e profissionais da Segurança Pública, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Estou muito feliz neste momento, é para isso que a gente trabalha”, disse.

“Meu Celular”

O Meu Celular, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

A plataforma Meu Celular já soma 12.317 usuários cadastrados, com um total de 5.690 dispositivos registrados na base de dados, sendo que 5.097 estão sem alertas de perda, furto ou roubo e outros 579 possuem alerta. De acordo com o Governador, as pessoas que estavam em posse desses aparelhos (furtados, roubados ou perdidos) foram intimadas e devolveram os aparelhos para a PCCE. “O povo cearense é tão correto que essas centenas de celulares foram entregues”, completou Elmano.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, explicou que a estratégia será permanente para desestimular a prática de crimes relacionados, incluindo a receptação. “A ideia é desmotivar as pessoas que venham a praticar esse tipo de crime no Ceará. Também identificar pessoas que façam comércio fruto de objetos de roubo ou outros crimes. Com isso, reduzir os índices de assaltos e furtos”, garantiu.

Foto: Helene Santos/Casa Civil

Como se cadastrar no “Meu Celular”

  • Entre no site meucelular.sspds.ce.gov.br;
  • Caso seja o primeiro acesso, o usuário deve clicar em “Solicitar Acesso” e fornecer o número de CPF;
  • Então, preencher o formulário com algumas informações pessoais, como nome completo, RG, endereço etc;
  • Em seguida, o sistema validará a conta através do e-mail fornecido pelo usuário e solicitará a criação de uma senha;
  • Com a conta já criada, é possível cadastrar o celular ou tablet, fornecendo dados como fabricante, modelo e  IMEI — este pode ser consultado ao digitar *#06# no seu smartphone.
Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade