Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (19), em entrevista à TV Verdes Mares, o Ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre os detalhes do plano de funcionamento da nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O presidente Lula e o ministro estão na cidade para o lançamento oficial do ITA no estado, marcando a primeira expansão do instituto fora de São Paulo.
Segundo Camilo, a decisão de abrir uma unidade no Ceará é um reconhecimento ao fato de que 30% dos aprovados no vestibular do ITA são cearenses ou estudaram no estado. Ele anunciou que R$ 50 milhões já foram alocados para o Governo do Estado para a recuperação e construção de novos prédios no mesmo padrão do ITA de São Paulo.
O ministro confirmou também que haverá vestibular ainda neste ano, oferecendo dois cursos com 25 vagas cada. Os cursos serão focados em engenharia de energias, refletindo a posição do Ceará como um grande produtor de energias renováveis no Brasil, e em sistemas de energia, na área de tecnologia da informação. Camilo ressaltou que esses cursos são diferentes dos oferecidos em São Paulo, evitando assim a concorrência.
As aulas serão realizadas na Base Aérea Militar, que será reformada para acomodar os novos cursos. O ministro garantiu que, assim que a autorização para a instalação do ITA em Fortaleza for assinada, os recursos serão transferidos para o Governo do Ceará para iniciar as obras.
Camilo também adiantou que haverá um processo seletivo para a contratação de professores ainda neste ano. Ele acredita que a presença do ITA no Ceará atrairá empresas, assim como aconteceu em São Paulo, beneficiando não apenas a formação de profissionais, mas também a pesquisa e a atração de investimentos.