Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Modelo de gestão do Sisar, implantado em Araripe, será apresentado em 70 municípios do Nordeste
O modelo de autogestão, criado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), já atende mais de 2 mil localidades rurais
Cícero Dantas
Foto: Ascom Cagece

Referência de autogestão e sustentabilidade no Ceará, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) implantado na comunidade de Brejinho, em Araripe, será apresentado em 70 municípios do Nordeste. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas que vivem em zonas rurais do estado são beneficiadas com abastecimento de água tratada pelo sistema.

De acordo com a técnica em operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e bolsista do projeto,  Alyne Lima, o projeto realiza ações educativas em localidades que receberam obras de sistemas simplificados de água da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O Sistema implantado na comunidade de Brejinho é a única, no âmbito do projeto, que possui o modelo de gestão do Sisar implementado. Foi importante conhecer o modelo para que a equipe possa replicar e levar como referência para os outros municípios participantes”, explicou.

O gerenciamento do sistema de água da comunidade, assim como dos 164 municípios atendidos pelo Sisar, acontece de forma compartilhada juntamente com as associações comunitárias, e tem como objetivo garantir qualidade de vida para a população rural. “Apenas implantar os sistemas de abastecimento não é o suficiente, então as capacitações com foco em Educação, Tecnologia e Gestão são extremamente importantes para promover a sustentabilidade nas comunidades”, finalizou Alyne Lima.

 

Foto: Ascom Cagece

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade