Foto: Ascom MPCE
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu, na terça-feira (31), uma recomendação aos órgãos de segurança pública para resolverem a situação da Delegacia de Polícia Civil de Aurora. Atualmente, a unidade que também atende a cidade de Barro, conta apenas com um inspetor e está sem escrivão. Além disso, o delegado titular e o inspetor estão afastados desde o início do ano.
O promotor de Justiça de Aurora, Ramon Brito Cavalcante, autor do documento, recomendou ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, ao Delegado Geral da Polícia Civil, Márcio Rodrigo Gutierrez Rocha , e ao delegado adjunto do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil, Alexandre Ferraz Pereira, que revoguem a portaria e a ordem de missão que afastam o Delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares e o inspetor Widemark Lima Barbosa de suas funções, enviando-os para outra comarca. O MPCE também solicita a designação de um delegado titular, um escrivão de carreira e mais inspetores para reforçar as investigações dos crimes ocorridos em Aurora e Barro.
Os destinatários da recomendação devem fornecer esclarecimentos à Promotoria de Justiça responsável no prazo de dez dias. O descumprimento da recomendação poderá resultar em uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de condenação por danos morais coletivos.