Foto: Divulgação/MPCE
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vai ganhar nove promotorias de justiça espalhadas pelo Estado para reforçar a atuação do órgão no combate à criminalidade. Serão sete em Fortaleza, uma em Caucaia e outra em Sobral. A criação das novas unidades foi aprovada nesta terça-feira (25) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
De acordo com o MP, as novas unidades buscam atender a alta demanda de processos do Poder Judiciário, dar maior agilidade ao julgamento dos casos de homicídio na Capital, além de aumentar a equipe que atua com as Varas de Organizações Criminosas de Fortaleza, que trabalha em julgar os crimes relacionados à facções.
Na capital cearense, as promotorias irão atuar na área de delitos de organizações criminosas ou no júri. As promotorias de Caucaia e Sobral não serão especializadas.
A criação das promotorias faz parte das medidas anunciadas pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas, após a primeira reunião do Comitê Estratégico Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cosei), realizada na última sexta-feira (21). Na oportunidade, o governador anunciou cinco medidas para combater a criminalidade no Estado. Uma delas era foi o fortalecimento da atuação da Vara de Delitos de Organizações Criminosas.