Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Paraíba sanciona Lei “Vini Jr” de combate ao racismo nos estádios
Segundo o documento, partidas de futebol poderão ser encerradas ou paralisadas, caso seja registrado ou denunciado ato racista nos estádios ou arenas da Paraíba. 
Raiana Lucas
Foto: Lucas Figueiredo

O estado da Paraíba sancionou nesta terça-feira (12), a Lei a 12.957/2023, batizada como Lei “Vini Jr”, em homenagem ao jogador de futebol Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, alvo de vários episódios de racismo na Espanha. A proposta é da deputada Cida Ramos (PT).

As informações sobre a Lei foram publicadas na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo o documento, partidas de futebol poderão ser encerradas ou paralisadas, caso seja registrado ou denunciado ato racista nos estádios ou arenas da Paraíba.

A Lei “Vini Jr” irá promover campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais. A lei também prevê a divulgação de políticas públicas voltadas para vítimas de racismo.

Além do estado da Paraíba, Rio de Janeiro também possui lei de combate ao racismo em eventos esportivos com o nome do jogador. No âmbito municipal, a cidade de Curitiba, no Paraná, e Goiânia, em Goiás, possuem política de enfrentamento ao racismo.

Vinícius Júnior tem 22 anos, iniciou sua carreira no Flamengo, e ao se destacar, foi contratado pelo Real Madrid, da Espanha. Ultimamente, ele tem sido vítima recorrente de racismo em jogos na Europa, principalmente na Espanha, e por isso, se tornou voz ativa no combate aos crimes de racismo no esporte. Na solenidade da revista France Football, responsável pelo Ballon d’Or (Bola de Ouro), o jogador recebeu o Prêmio Sócrates, que homenageia ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade