Foto: Arquivo Seduc
A partir da próxima quarta-feira (20), estudantes do ensino médio matriculados na rede pública de ensino poderão consultar se foram contemplados pelo Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), um incentivo financeiro-educacional, pago na modalidade de poupança. A informação estará disponível no aplicativo Jornada do Estudante.
O MEC orienta que as pessoas não ausentes da lista neste primeiro momento devem continuar consultando o aplicativo, visto que as informações ainda estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal. Essa atualização pode gerar a inclusão de novos estudantes durante o ano letivo.
Em caso de aprovação, plataforma informará ao beneficiário orientações sobre parcelas de matrícula; calendário de pagamento; identificação de competência da parcela e valor; e informações bancárias onde a parcela foi depositada.
Já para as pessoas reprovadas, o aplicativo informará o que motivou a rejeição, além de apresentar informações de como deve prosseguir para a solução.
A política do Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivos anuais de até R$ 3 mil por beneficiário. Ao final da etapa de ensino médio, nos três anos, a quantia pode atingir R$ 9.200 para cada estudante. Ele foi criado em janeiro deste ano pela Lei 14.818/2024.