Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Petrobras anuncia descoberta de petróleo em bacia entre o Ceará e Rio Grande do Norte
O combustível foi encontrado em uma profundidade de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira.
Redação
Foto: Ivonete Dainese

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (9) a descoberta de petróleo próximo a fronteira entre Ceará e Rio Grande do Norte, especificamente em águas ultra profundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, da Concessão POT-M-762_R15.

O combustível foi encontrado em uma profundidade de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira. De acordo com o anúncio, essa é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024. A descoberta foi encabeçada pela comprovação da presença de  hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, localizado na Concessão BM-POT-17, cerca de 24 Km de Anhangá.

Conforme comunicado, as descobertas ainda necessitam de avaliações complementares. Vale destacar que a estatal e a operadora de ambas as concessões com 100% de participação.

As atividades exploratórias na Margem Equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética“, diz trecho do comunicado.

É previsto que a Petrobras invista US$ 7,5 bilhões em exploração até 2028, sendo US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. Também há expectativa da perfuração de 50 novos poços exploratórios no período. Destes, 16 na região da Margem Equatorial.

Caso o Brasil mantenha a demanda de petróleo nos patamares atuais e não sejam incorporadas novas reservas, o País poderá se tornar um importador de petróleo, daí a importância da diversificação energética, garantindo tanto a oferta de petróleo, como também investimentos em novas energias de baixo carbono“, conclui o anúncio.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade