Compartilhar
Publicidade
Publicidade
PF deflagra operação de combate à compra de votos e lavagem de dinheiro nesta quinta-feira, 5, no Ceará
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão.
Rute Oliveira
Foto: Ascom/PF

Nesta quinta-feira (05), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vis Occulta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na compra de votos e manipulação de resultados eleitorais em diversos municípios do Ceará. A operação é um desdobramento da Operação Mercato Clauso e contou com o apoio do Ministério Público Eleitoral e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

A investigação revelou que os recursos utilizados para a compra de votos provinham de um esquema de caixa 2, envolvendo contratos públicos direcionados a empresas ligadas ao grupo criminoso. Esses valores eram usados para financiar campanhas eleitorais de forma ilícita, prejudicando a integridade do processo democrático.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão, e aplicadas medidas cautelares a cinco investigados, como recolhimento domiciliar noturno e uso de tornozeleira eletrônica. As buscas ocorreram em Fortaleza/CE, com o intuito de reunir mais provas.

A troca de informações também foi autorizada com as Promotorias Eleitorais de Canindé e Choró, para apoiar possíveis ações impugnativas nos processos eleitorais. Além disso, os dados da investigação serão compartilhados com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) para apurar o envolvimento de servidores públicos no esquema e com a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), para investigar fraudes em processos licitatórios relacionados à organização criminosa.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade